reviews2

SOLENIDADE MILITAR - COMEMORATIVA AO 127º ANIVERSÁRIO DA 5ª REGIÃO MILITAR-"HERÓIS DA LAPA" NO QUARTEL GENERAL DO PINHEIRINHO EM CURITIBA COM A PRESENÇA DOS GENERAIS CARVALHO, ALÉSSIO E VERGARA.

A convite do General de Brigada Aléssio Oliveira da Silva, a diretoria da Associação Paranaense MMDC-32-Heróis do Cerco da Lapa, esteve representada pelo seu presidente Dr. Mariano Taglianetti e diretores Joél Lobo e Alexandre Gardolinski, na solenidade comemorativa ao 127º Aniversário da 5 Região Militar - Heróis da Lapa.

A belíssima solenidade contou com a presença do General de Divisão Lourival Carvalho- Comandante da 5ª Divisão de Exército, do General Rodrigo Vergara -Comandante da AD-5- Artilharia Divisionária, do General Aléssio Oliveira- Comandante da 5ª Região Militar -Heróis da Lapa, que foi homenageada. Generais e oficiais da ativa e da reserva, comandantes e oficiais e autoridades das outras forças de segurança dentre esses o Coronel Aviador Adachi da Aeronáutica e Comandante do Cindacta II e o presidente da Liga da Defesa Nacional-PR- Coronel Antonio Carlos Figueiredo e do Desembargador João Kopytowski, também integrante da LDN-PR. "As raízes da “Região Heróis da Lapa” estão no período de nascimento do Brasil República, que viria a ensaiar seus primeiros passos em 1889. À época, havia acirradas disputas entre federalistas e confederados e os monarquistas radicais ainda se faziam presentes, colocando em risco a integridade nacional.Neste cenário conturbado, criou-se, em 2 de julho de 1891, o 5º Distrito Militar, abrangendo as tropas sediadas no Paraná e em Santa Catarina. Logo recebeu seu batismo de fogo na Revolução Federalista de 1893, quando protagonizou um dos mais grandiosos episódios da história da pátria: o “Cerco da Lapa”. O General Antônio Ernesto Gomes Carneiro, à frente de militares e voluntários civis, defendeu valentemente a região lapeana durante 26 dias. Possuía 639 homens contra mais de 3.000 adversários comandados por Gumercindo Saraiva"

O General Aléssio fez um maravilhoso discurso enaltecendo a história, importância e o legado da 5 RM nestes 127 anos de existência. Algumas personalidades militares e civis, receberam Diploma
Ao final a tropa fez um impecável lindo desfile, encerrando o ato comemorativo.Na oportunidade representamos também o Lions Internacional e outras entidades que integramos.
Viva o Exército Brasileiro !!
Viva e parabéns à 5ª Região Militar Heróis da Lapa !!!
Tudo pelo Brasil !!!
Texto J.Lobo -Release adap. Com Soc 5ª RM
J.Lobo.
Foto 1- Tropa perfilada.
Foto 2- General Souza (reserva EB), Dr. Mariano Taglianetti - presidente AP MMDC-32-Heróis do Cerco da Lapa, General de Divisão Lourival Carvalho- Comandante 5ª DE, J. Lobo e Coronel Antonio Carlos Figueiredo .
Foto 3- Palanque de autoridades.
Foto 4-Dr. Mariano Taglianetti, Joél Lobo e Alexandre Gardolinski (presidente e diretores do MMDC-32-Heróis Cerco da Lapa e General der Brigada Aléssio de Oliveira - Comandante da 5ª Região Militar.

reviews2 reviews2 reviews2 reviews2